Brasil é ouro por equipes no Pan de Judô

foto: Vanessa Zambotti/ CPJ
Após levar 15 medalhas nas disputas individuais, seleção brasileira mista supera cubanos em final decidida no último combate, com destaque para Beatriz Souza, que superou a campeã olímpica Idalys Ortiz.
O Brasil confirmou sua hegemonia continental no judô neste fim de semana. Depois de conquistar 15 medalhas nas disputas individuais - quatro de ouro, oito de prata e três de bronze -, a seleção brasileira venceu neste domingo a competições por equipes do Campeonato Pan-Americano de Lima, no Peru. O time misto derrotou o México na semifinal e travou uma dura batalha com Cuba na decisão. O ouro só foi confirmado no combate desempate, com Beatriz Souza derrotando a campeã olímpica e bicampeã mundial Idalys Ortiz - por duas vezes! O bronze ficou com o Peru.
Contra o México, Rafaela Silva, Lincoln Neves, Maria Portela e Rafael Macedo garantiram o 4 a 0 no placar e a vaga na final. Cuba passou pela equipe peruana também por 4 a 0.


Beatriz Souza equipe judô Pan de Lima — Foto: Vanessa Zambotti/ CPJ

Na decisão, o Brasil começou atrás, com a vitória de Magdiel Estrada sobre David Lima. A gaúcha Maria Portela bateu Maylin Carvajal e deixou tudo igual: 1 a 1. Só que Ivan Morales derrotou Rafael Macedo e recolocou os cubanos em vantagem: 2 a 1. Foi aí que a pesado Beatriz Souza, de apenas 20 anos, roubou a cena. Ela bateu a multicampeã Idalys Ortiz e fez 2 a 2. Rafaela Silva perdeu, e Rafael Silva, o Baby, venceu: 3 a 3.
Com tudo empatado, coube um sorteio definir qual seria a luta extra que decretaria o campeão por equipes. Então, Bia Souza e Idalys Ortiz voltaram ao tatame. A brasileira tentava repetir o feito; a cubana queria revanche. E o domingo foi verde e amarelo. Bia voltou a bater a campeã olímpica, campeã um dia antes no individual, e confirmou o título do Brasil em Lima.

Postar um comentário

0 Comentários