Dicas Indispensáveis para Cuidar do seu Judogi


O Judoca deve sempre se apresentar com o seu melhor, isso demonstra o respeito com você, ao mestre e aos companheiros de treino. A quantidade de Judogis que você deve ter deve ser compatível com a quantidade de treinos semanais. Com apenas um Judogi você não pode treinar a semana inteira, o ideal é que você tenha um Judogi para cada dia de treino, mas se isso não for possível você deve compensar mantendo-o sempre limpo.

Sabemos que um Judogi bom e resistente custa caro, portanto, se você seguir essas dicas, seus Judogis irão durar muito mais:

1- Nunca, em hipótese alguma, utilize alvejantes, cloro ou similares. O tecido do seu Judogi perde a resistência e fica suscetível a rasgos e diminui a durabilidade.

2- Lave seu Judogi após cada treino. Se não der para lavar, pelo menos o estenda aberto em local bem ventilado e na sombra para que o suor evapore. Nunca deixe seu Judogi suado dentro da sua mochila de treino. Além de estragar o tecido (o suor contém ácido úrico, ou seja, mais corrosivo do que os alvejantes), será uma festa para as bactérias!

3- Lave seu Judogi do avesso. O atrito com a pele remove as células mortas, e lavando do avesso facilita que elas sejam removidas do tecido.

4- Lave sempre seu Judogi com água fria. A água quente ajuda a fixar sujeira e ainda facilita o encolhimento além do normal do Judogi.

5- Para os Judogis Branco uma técnica bem interessante e muito utilizada é você utilizar Bicarbonato de sódio (1/2 copo americano) por Judogi a ser lavado. Ele ajuda a deixá-los ainda mais branco sem agredir o tecido. Caso alguma mancha persistir, você pode deixar um pouco de molho (cerca de 30 minutos) no tanque ou na máquina de lavar com sabão em pó neutro e uma quantidade pequena de alvejante sem cloro (Vanish e similares). Atenção, não coloque no sol para quarar. Depois bata na máquina de lavar, ou esfregue no tanque e enxague bem! Já o Judogi Azul, por não encardir com tanta facilidade, pode ser lavado normalmente, seguindo as dicas anteriores.

6- Se você preferir, após a lavagem pode deixar o Judogi de molho com amaciante por alguns minutos dentro do tanque ou da máquina e em seguida enxaguar. O amaciante, além de deixar mais macio e perfumado, ajuda a retirar o excesso de sabão que pode deixar manchas, especialmente no Judogi Azul. Alguns preferem não usar o amaciante exatamente para que ele fique mais “duro e áspero”. Aí vai do gosto de cada um.

7- Evite lavar Judogi Brancos junto com o Azul, pois este costuma soltar um pouco da tinta, especialmente quando é novo, e irá manchar o branco.

8- Não coloque seu Judogi para secar ao sol e não use secadoras. Ele deve secar do avesso, em local bem ventilado e na sombra, pois o calor faz com que as fibras enrijeçam, além de provocar o encolhimento além do normal do Judogi.

9- Após todo treino, pendure sua faixa em lugar bem ventilado e na sombra. Por tradição não se lava a faixa. Ela simboliza sua honra, sua vontade (por isso deve ser amarrada com um nó firme) e seu progresso no aprendizado do Judo. Nela está contida toda a marca do seu esforço e dedicação. Na tradição do Judo, a faixa começa branca e com o tempo, através de treinamento duro, ela vai acumulando as marcas do aprendizado e escurecendo até se tornar marrom e, finalmente, preta.

10- Nunca utilize cola para fixar os patchs, sempre costure. Além de mais seguro e esteticamente mais bonito, não agride e nem estraga o tecido

Postar um comentário

0 Comentários