Ele nos deixou um grande legado


Em 4 de maio falecia Jigoro Kano, em 1938, neste mês completa 81 anos de sua morte, a bordo de um transatlânco, aos 78 anos.

Os últimos 22 anos da vida de Jigoro Kano foram praticamente consumidos em constantes viagens em seu país e no exterior. Ele amava a vida. Apreciava a cozinha refinada e as boas bebidas do Oriente e do Ocidente.

Entusiástico calígrafo e tocador de shakuhachi, Kano patrocinava as artes tradicionais japonesas, especialmente as músicas e as danças clássicas.

Em 1938, ele foi a uma reunião do COI - Comitê Olímpico Internacional, no Cairo, e conseguiu que as Olimpíadas de 1940, fossem agendadas para Tóquio. Infelizmente foram canceladas devido ao início da Segunda Guerra Mundial.

Na viagem de volta a Tóquio, a bordo do Hikawamaru, Kano ficou doente e acabou falecendo. Ele recebe a titulo póstumo o 2º Grau Imperial. A causa da morte foi oficialmente listada como pneumonia.

O judô não morreu com Kanō.
Em vez disso, durante os anos 1950, os clubes de judô surgiram em todo o mundo e, em 1964, o judô foi introduzido como um esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio e foi reintroduzido nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. 
A reputação póstuma de Kanō foi garantida. No entanto, seu verdadeiro legado foi seu idealismo. Como Kanō disse em um discurso proferido em 1934, "Nada sob o sol é maior do que a educação. Educando uma pessoa e enviando-o para a sociedade de sua geração, fazemos uma contribuição de cem gerações por vir ".


Postar um comentário

0 Comentários