Jigoro Kano e o Kata-guruma


O Kata Guruma. Aos 17 anos Jigoro Kano começou a treinar Ju-jutsu com o mestre Hachinosuke Fukuda. Os treinos eram brutais, causando constantes dores em Jigoro Kano, mas mesmo assim ele treinava todos os dias, nem que fosse sozinho. Os treinos de Fukuda tinha Kata e Handori. Kano era um jovem franzino (tinha em torno de: 1,50m de altura, 50kg)e entre os alunos, o que era mais difícil para Jigoro Kano derrubar, era um de seus colegas de treino que pesava mais de 90 kg e era muito forte, chamado Fukushima.
Um amigo de Kano sugere que ele deveria usar golpes de Sumô para tentar derrotá-lo, e sugere que Kano busque aprender algumas técnicas com o cantineiro da universidade, que era praticante de Sumô, um homem chamado Kisoemon Uchiyama. Uchiyama diz a Kano que a forma de combater do Sumô e do Jujutsu são diferentes, mas mesmo assim o ensina alguns golpes. Kano tenta usar estas técnicas no próximo treino, mas não tem êxito. Frustrado, Kano decide pesquisar em manuais ocidentais de Wrestling, onde vê uma ilustração de uma técnica que ele julga poder funcionar. E treina ela incessantemente com um amigo seu, e tendo dominado o movimento, tenta por em prática contra Fukushima, e obtém êxito!
Kano acabara de criar uma nova técnica, que ele batizou de Kata-Guruma, " giro sobre os ombros". Fonte: The father of Judô: a biography of Jigoro Kano; budokadacuesta.wordpress.com; Lecciones de Judô.
Vídeo com Sensei Kyuzo Mifune.


vídeo com o melhor do Wrestling

Postar um comentário

0 Comentários