Kyuzo Mifune



Depois de Jigoro Kano, Kyuzo Mifune é, sem dúvida alguma, o maior nome da história do Judô. Com pouco mais de 1,5m de altura e pesando 50kg, Mifune (10º Dan) ficou famoso pela elegância (sempre ereto), eficiência e potência dos seus golpes.
Nascimento: 21/04/1883 (Iwate) / Falecimento: 27/01/1965 (Tokyo)
“Deus do Judô”, “O mais técnico e elegante de todos os tempos”, Kyuzo Mifune nasceu um ano após a fundação do Instituto Kodokan, em Iwate (Honshu). Iniciou a prática do Judô com 13 anos de idade. Aos 14, derrotou 9 oponentes seguidos numa competição escolar (kachi-nuki).
Graduado, foi enviado a Tokyo para uma escola preparatória para a famosa Universidade de Waseda. Imediatamente, associou-se ao Kodokan. Naquela época, a admissão dependia da indicação de algum judoka rankeado e passar por uma entrevista com o próprio Jigoro Kano. Como Mifune não conhecia ninguém, procurou Sakujiro Yokoyama, apelidado de “Demônio Yokoyama”, que, pela potência e velocidade do seu Judô, era respeitado no Kodokan.
Mifune praticamente acampou na porta de Yokoyama até conseguir sua indicação. Em julho de 1903, Mifune foi aceito.
Depois de 15 meses no Kodokan, foi promovido à 2º Dan. Rapidamente ganhou reputação por conta dos impecáveis “timing” e velocidade.
Em 1912 foi promovido à 6º Dan e, ao longo dos anos, tornou-se o único judoka nunca derrotado no Campeonato Anual de Kodanshas do Kodokan. Aos 30 anos de idade já era respeitosamente chamado de “Deus do Judô”. Em 1937 foi promovido à 9º Dan por Jigoro Kano.
Com a morte do professor Kano, em 1938, Mifune tornou-se o mais influente mestre do Japão; e, porque não dizer, do mundo. Já era mais temido que adorado e seu lema era “Liberdade em constante mudança”. Em 25/05/1945 foi promovido à 10º Dan, aos 58 anos.
Sua importância no desenvolvimento e divulgação do Judô no pós-guerra foram inestimáveis. Com a ocupação americana, eram comuns os desafios nas visitas que os americanos faziam ao Kodokan.
Curtis LeMay, (1,80m e 120kg), general da Força Aérea Americana e assessor do general Douglas MacArthur, era campeão absoluto de lutas das Forças Armadas Americanas. Constantemente aparecia no Kodokan para treinar e os confrontos com Mifune (1,50m e pouco mais de 50kg) eram inevitáveis.
Ficaram famosas as histórias que os americanos levaram para casa, sobre “um campeão americano que tomava seguidas surras de um velho magro e baixinho”. O nome do general era evitado por motivos óbvios...
Em 1964, Mifune serviu como membro do Comitê Olímpico Japonês nos Jogos de Tokyo mesmo sofrendo de câncer na garganta, em estágio bastante avançado. Em dezembro do mesmo ano foi internado e faleceu no mês seguinte (Jan’1965) com 81 anos.

Postar um comentário

0 Comentários