Melhor momento para o ataque

Enquanto estamos aprendendo o judô, principalmente praticantes que são iniciantes e intermediários, nos concentramos muito na execução do golpe exatamente na forma como aprendemos na aula. Pegada tradicional, esperamos o momento certo durante o randori e tentamos aplicar o golpe. Muitas vezes podemos observar em competições de praticantes não faixa-preta e durante os treinos os atletas passando as vezes mais de um minuto com a mesma pegada e tentando aplicar o mesmo golpe ou golpes diferentes enquanto mantém por bastante tempo a pegada.

Mas se observarmos praticantes avançados podemos notar que isso não ocorre. Em geral, os ippons acontecem logo após o uke realizar a sua pegada (kumi-kata), após a aplicação de uma combinação de dois, três e até quatro técnicas seguidas ou após um contra-ataque. Sendo assim, podemos dividir os melhores momentos para a realização de um ataque da seguinte forma:

Até 5 segundos após a pegada;
Após a aplicação de uma sequência de técnicas (2 ou mais técnicas seguidas);
Aplicando um contra-ataque;
Obviamente, não é interessante esperar por um ataque para se aplicar um contra-ataque bem sucedido, afinal, para isso é preciso confiar no fato de que o nosso oponente não irá realizar um ataque preciso, no tempo certo e que nosso reflexo será bom o suficiente para responder com a técnica adequada e no tempo preciso. Se acompanharmos os campeonatos internacionais, veremos que como todos os atletas encontram-se praticamente no mesmo nível, em geral quando recebem um ataque só há mesmo tempo de evitar um ippon e se proteger de algum desenvolvimento no solo. Portanto, é fundamental praticar tai sabaki e técnicas de contra-ataque (kaeshi-waza) mas se esforçar ao máximo para não precisar aplicar estes recursos. A idéia é vencer o adversário antes mesmo de precisar recorrer a um contra-ataque.

O melhor momento para realizar um ataque em busca de um ippon é na janela de tempo de talvez até 5-10 segundos após você realizar sua pegada. Se possível, em menos de 5 segundos, ou seja, imediatamente após realizar a pegada. Não faz muito sentido passar 20, 40 segundos com a mesma pegada, pois fazer isso é dar oportunidade ao adversário de pensar e de planejar uma estratégia.

O vídeo abaixo possui vários ippons. Vale a pena observar essas estratégias em uso. Em geral, notamos que os atletas mais pesados são os que demoram mais tempo com a mesma pegada (entre 10-15 segundos), mas atletas mais leves as vezes gastam de 2 a 5 segundos com a pegada e realizam o golpe. Quando o golpe não é bem sucedido, a estratégia é se afastar do oponente e buscar novamente outra pegada e em menos de 5 segundos disparar o ataque.

Podemos observar alguns ataques imediatos nos instantes 1:17 e 1:26 do vídeo. No momento 1:17 do vídeo, vemos o atleta realizar sua técnica menos de um segundo após a pegada. Um uchi-mata perfeito resultando em ippon. E em 1:26 do vídeo vemos o atleta aplicando o uchi-mata em menos de um segundo após a sua pegada, mas o oponente consegue defender. Ele retorna a sua posição de ataque, troca a pegada e novamente em menos de um segundo após trocar a pegada, aplica um ippon. Assista ao vídeo:



Desse modo podemos ver que o melhor momento para se realizar um ataque é logo após a realização da pegada. O ataque não funcionou? Troque de pegada e instantaneamente aplique outro ataque. De preferência, tenha também à sua disposição combinações. Uma boa estratégia de treino é buscar sempre entrar com uma técnica principal logo após a pegada. Não funcionou, volte e aplique uma combinação de duas ou três técnicas seguidas. Não funcionou, desfaça-se da sua pegada, busque outra pegada e repita o procedimento. Este tipo de treino em randoris de dois minutos significa tentar no mínimo entre 8 a 12 ataques bem executados. A idéia é manter-se ativo o tempo todo para deixar seu adversário sempre confuso tentando adivinhar o que virá mas sem dar a ele tempo de se defender.




Postar um comentário

0 Comentários