o Jita Kyoei, quando surgiu?

Jigoro Kano

Todos sabem ou ao menos possuem mais ou menos uma ideia de que Jigoro Kano fundou a Kodokan em 1882, quando tinha apenas 22 anos de idade. Entretanto, Jigoro Kano nesta época ainda não falava sobre Seiryoku Zenyo nem mesmo sobre Jita Kyoei.

Levou 40 anos para que Jigoro Kano decidisse oficialmente sobre quais seriam princípios fundamentais do Judô: Jita Kyoei e Seiryoku Zenyo.

Foi apenas em 1922, aos 62 anos de idade, na cerimônia de 40 anos de aniversário da Kodokan, que Jigoro Kano fundou o Kodokan Bunkakai – Conselho Cultural Kodokan – e oficialmente apresentou o Seiryoku Zenyo e Jita Kyoei como princípios fundamentais do Judô.

Claro, Kano Shihan já tinha em mente intuições sobre estes princípios, principalmente o Seiryoku Zenyo. Em um de seus escritos, ele relata como ele encontrou a inspiração para o princípio do Seiryoku Zenyo simplesmente observando um de seus colegas de escola estudar.

Jita Kyoei

Para muitos judocas, especialmente os que buscam uma compreensão mais aprofundada do Judô completo, o princípio do Jita Kyoei é bastante complexo. Assim, a nossa função é o de juntas as peças para buscar uma compreensão mais completa. Afinal, não parece ser a toa que tardaram 40 anos de Kodokan para Kano Shihan anunciar oficialmente o Jita Kyoei como princípio do Judô. Na cerimônia de inauguração da Kodokan Bunkakai, Kano explicou que o Seiryoku Zenyo é fundamental para a existência do Jita Kyoei. Seiryoku Zenyo sem Jita Kyoei não parece ser um problema, pois este é um princípio bastante natural e intuitivo. Entretanto, ao que parece, para Kano Shihan já não haveria Jita Kyoei sem Seiryoku Zenyo.

Dentre os possíveis exemplos de Jita Kyoei que encontramos nos textos de Kano e na sua história estão: ajudar os mais necessitados, compartilhar a riqueza, ser e trabalhar para o pacifismo e internacionalismo (em oposição ao militarismo e nacionalismo) e buscar igualdade em todos os aspectos.

Como a princípio não há Jita Kyoei sem Seiryoku Zenyo, Jita Kyoei não pode ser reduzida a uma ação. Uma pessoa pode decidir ajudar os necessitados uma vez por ano, fazendo doações digamos, no Natal. Mas se não há Seiryoku Zenyo nesta pessoa, buscando a finalidade do Jita Kyoei, sua ação de caridade não pode ser considerada Jita Kyoei. Jita Kyoei deve ser expressado através da coerencia. Ajudar pobres e ser contra imigrantes e refugiados (lembrando da ação da Federação Internacional de Judô, que neste ano aprovou um novo regulamento em defesa da inclusão de imigrantes e refugiados através do Judô) não é Jita Kyoei.

Postar um comentário

0 Comentários