A vitória olímpica que parou uma guerra civil

a Mongólia coroou seu primeiro campeão olímpico em 2008, quando Naidan Tuvshinbayar se tornou o primeiro mongol a ouvir o hino de seu país nos Jogos Olímpicos.



PRIMEIRO CAMPEÃO OLÍMPICO DA MONGÓLIA

Em Pequim 2008, o judoca Naidan Tüvshinbayar conquistou para a Mongólia seu primeiro ouro olímpico e mostrou incrível bravura em sua tentativa de defender seu título quatro anos depois.

ESTRÉIA DESLUMBRANTE EM PEQUIM

Em 14 de agosto de 2008, o judoca mongol Naidangiin Tüvshinbayar anunciou sua chegada no tatame da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim da maneira mais ousada possível. Essa foi a estreia olímpica, mas em sua primeira luta na categoria meio-pesado (-100kg) ele derrotou o atual campeão olímpico e favorito favorito Keiji Suzuki (JPN), com um ippon após apenas um minuto e 26 segundos. Foi uma história semelhante em cada um dos seus combates subseqüentes até a semi-final, onde ele foi feito para trabalhar duro contra Mövlud Miraliyev do Azerbaijão, finalmente prevalecendo por um yuko na rodada de ouro da morte súbita. Na final contra Ashkat Zhitkeyev, do Cazaquistão, um arremesso de super bem executado deu-lhe um wazari a medalha de ouro. Isso significava que a Mongólia, que havia conquistado 15 medalhas desde sua estréia olímpica em 1964, finalmente ganhou um ouro.

UM HERÓI É BEM-VINDO


Ao voltar para casa da capital chinesa após os Jogos, Tüvshinbayar, que vem de Saikhan, no norte da Mongólia, encontrou o status de estrela. Com apenas 24 anos, ele foi homenageado pelo governo da Mongólia com os prêmios 'Atleta Nacional' e 'Herói do Trabalho'. "Eu atribuo este sucesso histórico ao meu treinador e pais que me deram muito apoio", disse ele. "Todos na Mongólia estão comemorando minha medalha de ouro."

AGONIA EM LONDRES

No dia 2 de agosto de 2012, no ExCel Arena em Londres, o judoca mongol demonstrou uma incrível coragem ao tentar defender seu título olímpico de meio-pesado. Na semifinal contra o Hwang-Hee-Tae, da República da Coréia, ele sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo (um ligamento cruzado anterior rompido). A dor era excruciante e suas chances de chegar à final pareciam insignificantes. No entanto, ele conseguiu chegar ao tatami para enfrentar o russo Tagir Khaibulaev pela medalha de ouro. Um Tuvshinbayar claramente enfraquecido caiu por ippon depois de apenas dois minutos e foi levado de volta para a Mongólia em uma cadeira de rodas. Sua prata em Londres faz dele o único mongol a ganhar duas medalhas olímpicas.


Postar um comentário

0 Comentários