APRENDA SOBRE O KATA-GURUMA

Kata-guruma pode ser traduzido como "giro sobre os ombros", foi concebido por Jigoro Kano quando tinha por volta de 20 anos de idade e ainda era aprendiz na academia Tenshin Shin'yo. E foi em 1877, que ele se matriculou na Tenshin Shin'yo, sendo discípulo do mestre Hachinousuke Fukuda. Em 1879, com a idade de 82 anos, Fukuda morreu e Kano herdou seus arquivos. Tornou-se em seguida aluno do mestre Masatomo Iso, um sexagenário que possuía os segredos de uma escola derivando igualmente do Teshin Shin'yo. O aplicado aluno logo se torna vice-presidente da escola. 
No kata-guruma, o tori(o que executa o golpe) se introduz sob o corpo do uke(o que recebe o golpe), coloca-o sobre os ombros, levanta e arremessa. Na versão tradicional da técnica, o tori deve segurar a perna do uke para colocá-lo sobre os ombros. Por conta disso, segundo as regras atuais do Judô competitivo, o kata-guruma tradicional não pode ser aplicado. 

Porém, há diversas variações do kata-guruma que são permitidas em competições, pois não usa a pegada na perna para a aplicação. Vejamos algumas versões do kata-guruma nos vídeos abaixo.

KATA-GURUMA TRADICIONAL


KATA-GURUMA VARIAÇÕES





ERRO 1

É comum que ao aplicar o golpe, o tori não se abaixe o suficiente para colocar o uke sobre seus ombros e assim pode não conseguir suspendê-lo.

ERRO 2

Pode acontecer também de o tori não encaixar o ombro na coxa do uke, mesmo depois de ter abaixado o suficiente para a realização do golpe. Nesse caso, todo o peso do uke tende a ser depositado sobre a coluna, causando lesão.

Postar um comentário

0 Comentários