Kosen Judô – 高專柔道

O Kosen Judô – 高專柔道  se refere a uma série de regras de competição do Kodokan Judô com ênfase em técnicas de solo oaseokomi-waza (técnica de imobilização), kansetsu-waza (técnica de juntas) e shime-waza (técnicas de estrangulamento).

A escola Kosen começou suas próprias competições em 1914, sendo basicamente as regras do Dai Nippon Butokukai e da Kodokan antes de serem mudadas  em 1925.  Nas artes marciais japonesas essas técnicas são conhecidas como newaza.

Em 1914, Jigoro Kano realizou um torneio entre universidades e escolas do Japão, tendo como principal entidade organizadora a Universidade de Kyoto. Esse torneio ficou conhecido como Kosen Takai – 高專大会  (Competição Interescolar). As regras dessa competição eram bastante simples: existia apenas o Ippon (a vitória) pelo golpe perfeito, imobilização ou submissão, e o empate. Essa regra ficou conhecida como a Regra Kosen.

Porém Jigoro Kano ficou descontente com os rumos tomados pelo Judô e alterou as regras de competição para que a ênfase fosse no Tachi-waza (técnica em pé). Porém as competições Kosen continuaram com suas competições seguindo as regras originais.

O Kosen Judô, como um estilo distinto, acabou por floresceu na região de Kyoto em 1940. e continua até hoje no mesmo formato.

Abaixo um documentário sobre o Kosen Judô:

Postar um comentário

0 Comentários