Sode-guruma-jime – 袖車絞め


O Sode-guruma-jime (Sode = manga, Guruma = roda, Jime = estrangulamento) compõe o Katame-waza . É classificado como Shime-waza.

Uma curiosidade...
O Sode-guruma-jime também é muito conhecido no Jiu-jitsu como Ezequiel, recebeu esse nome por causa do Jūdōka olímpico Ezequiel Paraguassú
Um pouco de história... *O nome: Ezequiel*
O nome desse estrangulamento vem do famoso judoca olímpico Ezequiel Paraguassú que em 1988 decidiu afinar seu jogo de chão para as Olimpíadas de Seul na academia de Carlson Gracie. Ezequiel era mestre nessa técnica e fez com que esse estrangulamento ficasse para sempre com seu nome.
O Sode Guruma Jime já existia antes de Ezequiel ensinar para os companheiros de treino na academia Carlson Gracie. Na verdade a origem desse golpe pode ser muito anterior a criação do Judô e do Kodokan.
O que fez essa técnica popular são as regras das competições do Jiu-Jitsu. Enquanto no Judô há um limite de tempo para o trabalho de solo, no Jiu-Jitsu não tem essa limitação o que faz com que houvesse ambiente para que fosse desenvolvido essa técnica.
Outro importante aspecto do sucesso do Ezequiel no setor de competições é que ele pode ser aplicado de dentro da guarda com um risco mínimo para que o lutador de baixo contra ataque e finalize, ainda mais levando-se em conta que no início dos anos 1990 a guarda fechada dominava as competições.
Desde seu descobrimento na academia Carlson Gracie muitas variações já foram criadas, incluindo em lutas sem kimono.
Fato Interessante
Logo após ter treinado na Carlson Gracie, Ezequiel Paraguassú deixou o Brasil e se mudou para a Suiça não tendo nenhuma ciência de que seu nome estava sendo usado no meio Jiu-Jitsu.
Só foi quando voltou para o Brasil, 19 anos depois, que ele ouviu de um treinador em uma competição de Jiu-Jitsu: “faça o Ezequiel” que ele ficou sabendo que o golpe havia se tornado popular no Jiu-Jitsu e que levava seu nome.


Postar um comentário

0 Comentários