Troféus Fair Play

Pela primeira vez, o troféu Fair Play foi concedido a dois judocas no sexto dia do Campeonato Mundial de Judô no Nippon Budokan. Seguindo uma ideia do Presidente da Federação Internacional de Judô, Sr. Marius Vizer, o troféu será entregue anualmente a atletas, treinadores, personalidades importantes, clubes ou países que demonstraram respeito aos valores do judô. Os dois primeiros atletas que receberam o troféu foram Sabrina Filzmoser, da Áustria, e Ungvari Miklos, da Hungria.  


Sabrina Filzmoser declarou: “É algo realmente especial para mim. Eu não esperava esse prêmio. Ao me aproximar do final da minha carreira no judô, sinto que tudo vem ao seu lugar. Eu respeito todos, isso é algo crucial. É claro que minha competição aqui no Budokan não foi exatamente como planejada e esperada, mas isso é esporte. Ainda estou muito feliz hoje com este prêmio. Eu acredito nos valores do nosso esporte. Eu acho que vivemos em um mundo muito desenvolvido, muito social, onde infelizmente todos nós não temos as mesmas chances. Na Áustria, posso conseguir tudo o que quero, mas em outros países nem sempre é o caso. Quero que todos tenham as mesmas chances na vida. É claro que eu amo o Nepal e o Butão, porque fica no coração do Himalaia,

Ungvari Mikos disse: “Estou muito orgulhoso de ser o primeiro homem e o primeiro húngaro a receber este troféu. Sou grato a todos que pensaram que eu poderia representar fairplay no esporte, entre todos os judocas do mundo. Eu sempre vou ficar no judô. Quero transmitir o que o judô me ensinou e quero ensinar nossos valores a todas as crianças. Eu aprendi o espírito do judô desde a minha infância. O respeito é o valor mais importante. Ter fé nas pessoas. No judô, nosso objetivo é jogar o oponente. Mas o judô vai muito além dessa simples observação. Há uma razão pela qual nos curvamos. É para mostrar nossa apreciação pelos outros. Eu gosto muito quando, antes de uma luta, os dois treinadores se curvam. É simples, mas mostra que não somos simplesmente lutadores. Devemos mostrar respeito o tempo todo. ”

Postar um comentário

0 Comentários