WAZA (técnicas do Judô)


Nage waza (técnicas de arremesso)

O nage waza pode ser dividido em dois tipos principais: tachi waza (técnicas de pé) e sutemi waza (técnicas de sacrifício). O tachi waza é dividido em grupos de "te waza" (técnicas de braço / mão), "koshi waza" (técnicas de quadril) e "ashi waza" (técnicas de pé / perna) e o sutemi waza é dividido em grupos de "ma" sutemi waza "(sacrifícios da frente) e os grupos" yoko sutemi waza "(sacrifícios laterais). Embora as mãos, quadris e pés sejam usados ​​em todas essas técnicas, os nomes das técnicas são retirados da parte do corpo ou ação que é central para o movimento.

-----------


Ippon-seoi-nage
Tori quebra o equilíbrio do uke, puxando-o diretamente para frente. Com o braço direito inserido sob a axila do uke, tori gira com o pé direito, com as costas contra o uke. Tori então abaixa o ombro direito e joga uke por cima do ombro em um movimento circular.

Harai goshi

Tori quebra o equilíbrio do uke puxando para frente e para a direita. Tori então gira para que seus quadris fiquem contra o uke, e usa a perna direita para tirar a perna direita do uke do chão, e finalmente joga o uke por cima do quadril.


Osoto-gari

Tori quebra o equilíbrio do uke empurrando-o em um movimento diagonal para trás, e tori usa a perna direita para varrer a perna direita do uke, perna essa que está o peso do uke.



Ouchi-gari

Tori empurra Uke para trás ou para trás e para a esquerda, depois coloca a perna direita atrás da perna esquerda de Uke (no nível do joelho) e varre a perna esquerda de Uke para jogá-lo no chão.



Uchi mata

Tori quebra o equilíbrio de Uke puxando-o para a frente, depois insere a perna profundamente atrás da coxa esquerda de Uke e a varre do chão com a coxa direita.



Tomoe nage

Tori quebra o equilíbrio de Uke puxando-o para a frente, depois desliza para uma postura supina (voltada para cima) entre as pernas de Uke, com a planta de um pé na área do estômago de Uke. Tori então carrega o corpo de Uke sobre sua própria cabeça com essa perna, jogando Uke no chão.





Katame waza (técnicas de agarrar)

O Katame waza consiste em técnicas de fixação, estrangulamento, torção de juntas e contra-flexão, etc., projetadas para restringir a liberdade de movimento do oponente. Essas técnicas são divididas em três grupos: "Osae waza" (técnicas de retenção), "Shime waza" (técnicas de estrangulamento) e "Kansetsu waza" (técnicas de bloqueio conjunto). Os principais "Katame waza" (técnicas de agarrar) são explicados abaixo.

--------------

Hon Kesa Gatame
Tori está deitado de lado sobre o corpo supino de Uke enquanto segura o braço de Uke na axila, com o outro braço em volta do pescoço de Uke. Com as pernas afastadas, Tori mantém Uke nessa postura.


Kami shiho gatame

Tori está deitado de bruços com a parte superior do corpo sobre o peito ou a área abdominal do supino de Uke. Nessa postura, Tori prende os dois braços de Uke ao seu lado, mantendo-o efetivamente pressionado.


Nami-juji-jime

Com os braços cruzados, Tori segura os dois lados do colarinho de Uke, estrangulando-o.


Juji-gatame

Tori está deitado de costas, segurando um dos pulsos de Uke com as duas mãos e com as coxas cortando a parte superior do braço preso. O braço é puxado para hiperextender o cotovelo.



Postar um comentário

0 Comentários