Nova regra para o judogui



Nova regra define que atletas vão ter que arrumar o judogui de forma espontânea a cada período de tempo morto, entre o Matte e o Hajime. Quem infringir a regra mais de uma vez durante um combate, recebe um shidô. Novidade entra em vigor a partir do fim de semana
Há uma novidade com relação à regra na praça. A CBJ divulgou em circular nos últimos dias a recomendação da Comissão Educacional da FIJ de que os atletas a partir de agora precisam ajustar espontaneamente o judogui durante o tempo morto – aquele entre o Matte e o Hajime. A arrumação não mais fica a cargo do árbitro.
Caso não haja a arrumação espontânea, o árbitro central deve realizar o gesto de arrumação do judogui – se o árbitro precisar fazer a sinalização apenas em um tempo morto, não vai ter efeito na luta. Se o árbitro precisar sinalizar uma segunda vez, aí o atleta receberá um Shido.
A nova determinação internacional – repassada pela CBJ em documento assinado pelo presidente Silvio Acácio Borges – vai ser utilizada nos campeonatos nacionais das classes Sub-18, Sub-21, Sênior e Veteranos efetivamente a partir da Taça Brasil Sub-21, marcada para Belo Horizonte neste próximo fim de semana, dias 11 e 12 de maio.

Apesar da regra passar a funcionar efetivamente a partir de agora, já houve o alerta aos técnicos e árbitros de todo o país durante os Campeonatos Brasileiros Regionais. na primeira parte do ano. Nas classes Sub-15, Sub-13, Sub-11 e Sub-9, ao menos por enquanto, não haverá a aplicação de Shido por conta da recomendação. A opção é por conta do caráter educacional da determinação para as classes de formação de atletas. Caso seja avaliado que a recomendação comece a prejudicar o andamento dos combates, o procedimento para as classes será revisto.

Postar um comentário

0 Comentários