8 belos Ippons que hoje seriam Hansokumakes

1 - Técnica: Kawazu-gake


O kawazu-gake consiste em trançar a perna do tori na perna do ukê e com um movimento de alavanca levantá-la lançando ukê de costas ao solo. É classificado como yoko-sutemi-waza. No GIF se notarmos, podemos ver a perna do atleta de azul trançando para puxar o branco e executar a projeção.


2 -  Técnica: Kata-guruma


Uma projeção muito perigosa…O mais prudente foi o atleta de azul que não resistiu e evitou assim ferimentos que poderiam ter sido graves.

3 - Técnica: Kata-guruma


Houve um tempo em que, apesar de a projeção do kata-guruma ser permitida, executá-la caindo para trás dessa forma era hansokumake.

4 - Mais um Kata-guruma(esse foi perfeito)


Muito lindo!

5 - Técnica: Te-guruma

O Te-guruma ou Sukui-nage já é uma técnica muito difícil de executar em um uke parado… com um adversário em combate então, é mais ainda. Era um golpe bonito de se ver quando bem feito assim, mas às vezes era muito chato uma luta com um dos atletas insistindo freneticamente em projetar de forma errada usando esta técnica.

6 - Técnica: Morote-gari


Muito utilizado no jiujitsu brasileiro, o Morote-gari era uma técnica eficiente para se caso não fosse conseguido o Ippon, continuasse a luta com vantagem no solo. Acontecia muito de um atleta aplicar Morote-gari e o adversário contra atacar com sumi-gaeshi; isso confundia a arbitragem pois nem sempre era fácil definir de quem realmente era a projeção.

7 - Técnica: Kani-basami


Kani-basami consiste em aplicar uma tesoura com as pernas nos quadris do adversário. O lendário atleta Yasuhiro Yamashita teve a fíbula quebrada lutando contra Sumio Endo em decorrência da aplicação de um Kani-basami, durante o All Japan Championship de 1980. Devido a seriedade da lesão, a técnica foi banida das competições oficiais desde então.

8 - Técnica: Kata-otoshi


Não foi exatamente um Ippon, mas não podia deixar de citar que o kata-otoshi também é uma técnica muito eficiente e bastante popular. Ele é bastante parecida com as formas de kata-guruma modernas que não utilizam pegadas na calça.


Hansoku make


Postar um comentário

0 Comentários