O maior Mundial de Judô de todos os tempos

Com 147 países participantes, Tóquio supera Rio 2007 e recebe o maior Mundial de Judô da história.

A cidade de Tóquio, no Japão, recebe até dia 1 de setembro o maior Mundial de Judô de todos os tempos. A competição que acontece na casa da arte marcial supera o campeonato do Rio de Janeiro de 2007 com 147 países participantes contra 138 da edição brasileira. No número de atletas, contudo, fica atrás de Paris 2011. A edição francesa teve 865 atletas participantes contra 841 da japonesa.
A arena onde acontece o Mundial de Judô é uma atração à parte. Em forma de octógono, o prédio tem 42 metros de altura. A Nippon Budokan, conhecida também como Salão de Artes Marciais, tem capacidade para 10 mil pessoas sentadas (14.471 ao todo).

Arena Nippon Budokan:
tradicional palco das artes marciais recebe Mundial de Judô
 Foto: Roberto Castro/ rededoesporte.gov.br
Apesar de ter sido construída para os Jogos Olímpicos de 1964, quando esse esporte estreou no programa, e receber muitos eventos esportivos, como o Mundial Feminino de Vôlei de 1967, também é um dos principais palcos para shows musicais.
Foi lá, por exemplo, que os Beatles fizeram sua estreia no Japão. Além disso, bandas e artistas de renome, como Queen, Beyoncé, Paul McCartney, Oasis, Red Hot Chilli Peppers, Tina Turner, Deep Purple, Kiss, Ozzy Osbourne, Oasis, Iron Maiden, Bob Dylan, ABBA, Bryan Adams, Eric Clapton, entre outros, tocaram por lá.

O Mundial de Judô será também válido como evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: a competição terá os mesmos moldes, bem como a configuração da arena. Diferentemente de outros eventos-teste, contudo, esse terá a organização da Federação Internacional de Judô (IJF), não do Comitê Organizador local.

Postar um comentário

0 Comentários