JUDÔ E KARATÊ


Sensei Jigoro Kano, o criador do Judô Kodokan, e Sensei Gichin Funakoshi, criador do Karate Shotokan, o Pai da Educação Física do Japão e o Pai do Karate Moderno, seguiram o mesmo caminho de pesquisas e explicações científicas, de onde surgiu a simpatia entre os dois mestres e uma grande amizade que duraria até a morte do Sensei Kano.
Em 1921, o príncipe herdeiro Hirohito, em viagem para Europa, fez escala em Okinawa e assistiu uma demonstração de Karate, liderada por Funakoshi, e ficou impressionado. Por causa disso, no final desse mesmo ano, Funakoshi foi convidado a demonstrar em Tokyo, numa Exibição Atlética Nacional. Ele aceitou, acreditando ser esta uma ótima oportunidade para divulgar sua arte. Sua demonstração de kata foi um sucesso. Uma das pessoas que pediu para que ele ficasse no Japão divulgando sua arte, foi Jigoro Kano. Havia começado para Funakoshi, aos 53 anos, uma nova vida, sem que se desse conta disso na ocasião. 
Jigoro Kano o convidou para fazer uma demonstração reservada no Kodokan e sugeriu que trocasse a vestimenta usada no Karate pela a mesma do Judo, diminuindo assim o preconceito que havia contra o Karate de Okinawa no Japão. Kano o apresentou às pessoas certas, nos círculos sociais da elite japonesa, e mais tarde naquele ano, as classes mais altas dos japoneses se convenceram do valor do treinamento do Karate, tudo isso foi decisivo para que o Karate moderno fosse aceito e respeitado por todo o Japão.
Shihan Kano pediu a Shihan Funakoshi para ensinar-lhe alguns golpes do kata e Shihan Funakoshi se sentiu honrado. Funakoshi acrescentou ao seu Karate algumas técnicas de Judo que ele aprendeu com o Shihan Jigoro Kano, como por exemplo, o De Ashi Harai.
Em 1924, Jigoro Kano, dava uma demonstração de Judo em Okinawa. Assim, ambos os mestres, de Karate e de Judo, continuaram a se dedicar mútua estima e amizade. 
Sensei Funakoshi(1868-1957), até o fim de sua vida, inclinava-se, todas as manhãs, em direção ao Kodokan (tirava seu chapéu todas as vezes que passava em frente ao Kodokan) em memória do Sensei Kano que falecera em 1938 e sempre dizia: "Sem ele eu não estaria aqui hoje". 


Fontes:www.budokan.com.br/historia/funakoshi.htm;http://www.ishindo.org.br/artes-marciais/estilos-modernos/judo/kodokan/;https://karatebujindokan.blogspot.com

Postar um comentário

1 Comentários

Paula disse…
Pra complementar, foto e texto retirados do intagran
@judojapao (Judô Japão Curiosidades). Em respeito ao trabalho da página @judojapao, em respeito a arte.